Pesquisador do LECC-UFRJ e professores da UFF lançam livro interdisciplinar sobre Comunicação Organizacional Verde

Convite para o lançamento do livro Comunicação Organizacional Verde

Como o objetivo de suprir a lacuna de bibliografia nacional que oriente empresas e organizações sobre como transformar os desafios trazidos pelas mudanças climáticas e a escassez de determinados recursos naturais em verdadeiras oportunidades de negócio, será lançado, no próximo dia 18 (segunda-feira), o livro “Comunicação Organizacional Verde: Economia, Marketing Ambiental e Diálogo Social para a Sustentabilidade Corporativa”. O evento, aberto ao público, acontecerá na unidade Centro da Ibmec Rio de Janeiro, às 19h, e contará com coquetel e palestra dos autores, o economista Emmanoel Boff (UFF), o jornalista Nemézio Amaral Filho (Ibmec), e o publicitário Eduardo Murad (UFF/Ibmec). Os três são professores-doutores que ministram disciplinas que fazem a interface entre suas áreas de formação e as questões ambientais.

O livro, produzido pela Editório, nasceu com a proposta interdisciplinar inédita de, por meio da Economia, o Marketing e a Comunicação, lançar bases do crescimento corporativo sustentável por meio do conceito de Comunicação Organizacional Verde.

De acordo com Nemézio Amaral Filho, pesquisador do LECC-UFRJ, cada vez mais empresas e organizações têm investido em sustentabilidade, mas a maior parte delas ainda têm dificuldades em comunicar adequadamente ao consumidor como a empresa fornece produtos e serviços ambientalmente responsáveis, transformando essa informação num diferencial mercadológico. “O que fizemos foi sistematizar e propor procedimentos ao mercado a partir de pesquisas e metodologias acadêmicas. Há uma disposição favorável da opinião pública por empresas que adotem práticas sustentáveis – é preciso saber comunicá-las”, explica Nemézio Amaral Filho. Eduardo Murad completa: “Consumir é também uma forma de se expressar. Quando um consumidor adquire um produto ele não busca somente o bem material ou o serviço, mas também todos o valore que ele transmite. Felizmente, há um mercado em forte ascensão que se identifica com as questões ambientais e que escolhe a opção verde na hora de comprar, mesmo que isso represente pagar a mais”.

Para Emmanoel Boff, o crescimento do consumo verde é uma forma de pressionar as empresas que não investem em sustentabilidade a reavaliar suas diretrizes. “Não só os consumidores estão começando a aprender a fazer escolhas mais conscientes como também os grandes investidores têm exigido das companhias que provem que estão investindo em sustentabilidade e que assim estarão preparadas para encontrar fontes alternativas e menos poluentes para as suas produções, num futuro bem próximo, o que deve garantir a longevidade desses negócios”.

Serviço:
Dia: 18/11 (segunda-feira)
Horário: a partir das 19h
Local: Ibmec (Unidade Centro), Av. Presidente Wilson, 118, auditório do 10° andar, Centro. Rio de Janeiro – RJ.

Sobre os autores

Eduardo Guerra Murad Ferreira

Eduardo MuradDoutor em comunicação pela ECA, USP. Mestre em comunicação pela ECO, UFRJ. Publicitário, formado pelo IACS, UFF. Profissional de comunicação e marketing, atuante na área de sustentabilidade social corporativa, responsabilidade social, diálogo social, planejamento de comunicação e marketing, comunicação organizacional. Através da ONG Dialog desenvolveu projetos de investimento social e gestão de impacto de empresas como Shell, Vale do Rio Doce, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Portal do Voluntário e Accenture. É consultor associado do Ideia Café, onde realizou projetos para clientes como DNV, Geosoft, Projac – Globo/RJ e CSU. Foi Coordenador da pós-graduação em Comunicação Organizacional Integrada e em Gestão do Entretenimento da ESPM-RJ até setembro de 2012. É professor da Universidade Federal Fluminense – UFF/IACS. Atualmente é coordenador adjunto das Graduações de Comunicação (Jornalismo e Propaganda & Marketing) do IBMEC, bem como do MBA em Comunicação Estratégica.

Emmanoel de Oliveira Boff

Emmanoel BoffGraduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em economia pela UFF, Emmanoel é professor de economia na UFF. Atua principalmente nos seguintes temas: na área de pensamento econômico, Foucault, figura do homem, arqueologia da economia. Na área de economia ambiental aplicada, procura estudar o impacto de instituições nas preferências dos agentes por recursos ambientais.

Nemézio Amaral Filho

Nemézio Amaral FilhoCom graduação em Jornalismo e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela UFPA, além de doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ, Nemézio é coordenador-estratégico do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária da UFRJ (LECC-UFRJ), professor da Ibmec e consultor ad hoc do Terceiro Setor e jornalista concursado da Divisão de Comunicação do INCA/MS. Profissional com experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atua principalmente nos temas meio ambiente, negritude, comunidade e crítica da mídia; em 2011, lançou o livro “O Passo a Passo da Monografia em Jornalismo”, pela editora Quartet.

Etiquetado , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: