Olimpíada Cultural de (por) Manguinhos

Manguinhos promove no dia 9 de junho uma Olimpíada Cultural na Praça da Cidadania, no Condomínio Desup, no Complexo de Manguinhos, na Av. Dom Helder Câmara, 1.184, atrás da UPA de Manguinhos.

Das 8h às 17h, estima-se que cerca de 2 mil pessoas participarão de diversas atividades esportivas e culturais que envolverão também feira de economia solidária, tendas de prestação de informações no campo da saúde, exibições de hip hop, dança, show drag queem.

O objetivo do evento é a promoção da inclusão social de Manguinhos através do esporte e da cultura. Lembrando que no último dia 5 de maio, a Rua Leopoldo Bulhões foi fechada com atividades culturais e prestação de serviços assistenciais para chamar a atenção de forma positiva para esta região, que carece de políticas públicas efetivas que dialoguem com as comunidades.

A Olimpíada Cultural de Manguinhos também pontua a necessidade de se trabalhar a cultura da prática de atividades esportivas para a saúde; a busca captar parceiros que apóiem as atividades esportivas no território; o estímulo à ocupação dos espaços públicos de lazer pela população local; além de identificar atletas para competições esportivas; e, a promoção de eventos culturais e artísticos no território, articulando redes culturais locais.

A proposta da Olimpíada Cultural de Manguinhos nasceu dos encontros dos coordenadores dos Grupos Temáticos que compõem o Conselho Comunitário de Manguinhos (GTs: Trabalho, Renda e Solidariedade; Assistência Social e Direitos Humanos; Saúde, Esporte e Lazer; Educação e Cultura; Urbanismo e Ambiente; Comunicação e Turismo). Cada GT acordou, internamente, a escolha de três prioridades, que foram apresentadas e defendidas nas reuniões nas assembleias comunitárias, e definidas as ações a serem desenvolvidas pelo CCM. A Olimpíada Cultural é fruto deste processo que busca dar visibilidade às potencialidades que Manguinhos tem, mas também mostra o quanto é necessário investir-se de forma inclusiva na região.

As práticas esportivas, como de lazer e saúde, sempre estiverem presentes no cotidiano dos moradores de Manguinhos. Entretanto, os investimentos públicos sempre estiveram aquém do esperado, seja para o estímulo às atividades quanto para a construção e manutenção dos equipamentos públicos, e ainda, a pouca valorização dos profissionais desta área.

A programação mescla atividades esportivas e culturais que atenderão a todas as gerações, estilos e gostos.

– Atividades esportivas: caminhada, futebol, judô, capoeira, queimado, vôlei handball, ginástica, basquete, corrida Inclusiva (atividade de integração entre cadeirante e não cadeirante) e skate.

-Atividades culturais: Trupe Circense da Escola Nacional de Circo, CIA do Gesto, exibições de hip-hop, show Drag Queen, Escola de Música – Grupo Música na Calçada, Vídeos sobre Manguinhos e Oficina de Graffiti.

– Feiras: Economia Solidária (artesanato, comida e etc.), Limpa, Ponto Solidário e de Saúde.

Serviço:

O quê? Olimpíada Cultural de Manguinhos
Quando? 9 de junho, sábado, 8h às 17h
Onde? Praça da Cidadania, no Condomínio Desup, no Complexo de Manguinhos, na Av. Dom Helder Câmara, 1.184, atrás da UPA de Manguinhos.
Quem? Conselho Comunitário de Manguinhos e Rede Manguinhos Sustentável
Contatos: Secretaria do Conselho Comunitário de Manguinhos – secretariaexecutivaccmrede@gmail.com e cooperacaosocial@ensp.fiocruz.br/ Tels.: 3977-2580 / 3977-2589

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: