Maré de palavras

Fonte: Observatório de Favelas

Silvana Bahia (silvana@observatoriodefavelas.org.br)

O Galpão de artes Bela Maré, localizado entre as passarelas 9 e 10 da Avenida Brasil, serviu de cenário para o quarto encontro da Flupp Pensa – game literário que vai percorrer treze favelas e espaços populares da cidade até novembro. No último sábado, quem marcou presença foi o escritor, poeta e compositor Braulio Tavares, que conversou com os participantes sobre literatura e o processo criativo.

O escritor Braulio Tavares foi o convidado no terceiro encontro da Flupp Pensa na Maré Foto: Rodrigo Santos

Referência na Literatura brasileira, Braulio falou sobre sua experiência como escritor e leitor, sobre a história da palavra falada e escrita, ficção científica e de como é importante estar sempre aprendendo sobre novos universos, “a possibilidade de aprender não se esgota nunca”, afirmou o escritor paraibano, estudioso da cultura nordestina. Outra dica foi a escolha do tema ou assunto que se decide escrever, “escreva sobre o que você conhece”, pontuou Bráulio frisando a importância da pesquisa.

Rodrigo Santos

Quem também esteve na Maré, foi o poeta Omar Salomão e a editora Monica Maia que, juntos com o coordenador da Flupp Pensa, Écio Salles, formaram à banca examinadora que analisa e dá dicas para a construção dos textos, produzidos pelos participantes. A cada semana é lançado um desafio que funciona como fio condutor para a produção dos textos.

O game literário reúne pessoas de diferentes lugares da cidade: São Gonçalo, Complexo do Alemão, Maré, Penha, Cidade de Deus, Lapa, Providência, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Bangu, Vila Aliança, entre outros, dando uma nova cara para as produções literárias no Rio de janeiro. Além de promover uma rede de escritores criativos, propõem a circulação pelos muitos territórios cariocas, reconhecendo a cidade como um espaço de encontros.

Jaílson de Souza e Silva, diretor do Observatório de Favelas, também esteve presente e ficou otimista com a potência da literatura na periferia carioca. “Uma noite de sábado linda como essa e as pessoas aqui na Maré discutindo literatura demonstra que a favela é o lugar de encontro para os mais diversos assuntos”, ponderou o professor da Universidade Federal Fluminense.

O “fluppenseiro”, Rodrigo Santos é um dos criadores do evento multicultural em torno da poesia “Uma Noite na Taverna”, que acontece há oito anos, todos os meses, em São Gonçalo. Para ele a Flupp Pensa representa, além de tudo, uma oportunidade dos escritores e ativistas culturais, que batalham em espaços não reconhecidos como produtores de cultura, se (re) conhecerem e se visitarem.

“Creio que a proposta que surge é o desvelamento dessa identidade marginalizada, uma exposição dos múltiplos olhares sobre a cidade, muito além do Leblon de Manoel Carlos, e muito aquém do quadro de miséria e caos pintado por olhares alienígenas. A vida flui, o coração bate independente dos problemas sociais de cada comunidade e chega dessa estigmatização”, destacou o poeta.

A Flupp Pensa é um game literário que propõe a formação a partir de um intercâmbio entre autores, pensadores e escritores de vários espaços da cidade. Para garantir a participação de autores de espaços populares no campo da literatura, o game irá selecionar 30 produções para serem publicadas em um livro, que será lançado em novembro na Festa Literária Internacional das UPPs, a FLUPP, no morro dos Prazeres, em Santa Teresa.

A cada encontro os participantes tem seus textos avaliados por uma banca, composta por três pessoas que atuam no campo da literatura. Depois da banca um autor convidado conversa com os “fluppenseiros” sobre seu processo criativo e Literatura.

Serviço: O próximo encontro da Flupp Pensa será no dia 12/05 às 18h, em São Gonçalo. O escritor convidado é Edney Silvestre, o papo será mediado por Fernando Molica. Endereço: Teatro do Colégio Municipal Ernani Faria – Rua Oliveira Botelho S/N – Neves – São Gonçalo

Para saber mais acesse: http://www.flupp.net.br/fluppensa/

Etiquetado ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: