Série Todo Mundo Odeia o Chris é ótimo exemplo de representação racial, segundo pesquisadora

Por Glauco Lessa*

Em entrevista coletiva ao Laboratório de Jornalismo Crítico da UFRJ, a doutoranda em Comunicação Danubia Andradeapresentou análise do seriado Todo Mundo Odeia o Chris, exibido pela Rede Record, desde2006. A ideia surgiu quando ela dirigia uma oficina sobre telenovelas em Tocantins, em 2010. Os alunos, segundo a pesquisadora, falavam muito do seriado, e isso a incentivou a analisá-lo. O enredo trata da vida de Chris, um jovem negro de família humilde que estuda em um colégio de brancos. O seriado aborda, em todos os episódios, questões raciais e preconceituosas de forma engraçada e inteligente.

De acordo coma Danubia, a série mostra que o preconceito está em toda a sociedade; ”a mãe do Chris sempre se esforça para não parecer pobre, para não parecer como os outros negros”, exemplificou. A professora de Chris, que o trata com piedade e cuidado exagerados, é outro exemplo de como o racismo permeia a sociedade. ”Há diversos tipos de preconceito. Há o institucional, metaforizado pela professora; e o agressivo, metaforizado pelo bully que maltrata Chris no colégio”, ressaltou.

Quando perguntada sobre questões raciais na televisão, Danubia comparou: ‘ Nas novelas, os negros não vivem sua identidade racial, suas questões próprias. Já em Todo Mundo Odeia o Chris, situações sociais revelam a identidade racial de todos os personagens, que aliás, são a grande maioria no elenco”.

Por fim, indagada sobre a carga humorística do seriado em questões importantes, a estudiosa respondeu: ”O local de humor não deve ser censurado. É graças à veia cômica de Todo Mundo Odeia o Chris que o seriado faz tanto sucesso, e põe a questão racial em debate de maneira inteligente. E isso ajuda a quebrar preconceitos também”.

*Aluno do Ciclo Básico do Curso de Comunicação da ECO/UFRJ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: