Mídia é usada como ferramenta de mudança social

Por Glauco Lessa*

O Laboratório de Comunicação Crítica: Técnica de linguagem jornalística aplicada trouxe a doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da ECO, Priscila Vieira, para falar sobre “Comunicação e globalização, mídia e defesa de direitos: questões sobre visibilidade e relações local/global”. Na entrevista, apresentou um estudo de caso sobre o rio Grota Criminoso, em Marabá, no Pará.

A pesquisadora disse que a população ribeirinha do local vive em condições de precariedade sanitária, convivendo com a poluição provocada pelo esgoto a céu aberto, sem tratamento.  Segundo ela, desde 2009 que a Rede Fale de defesa de direitos (Organização social sem fins lucrativos) vem tentando chamar a atenção da empresa Vale para resolver a questão do rio. Nesse ano, o caso foi apresentado no Fórum Social Mundial Amazônico, em Belém, o que tornou público a carência sanitária da região. Entretanto, a Vale não deu nenhuma resposta satisfatória para a questão.

”A mobilização via redes sociais complementa a causa social”, disse. Com o uso do Twitter, foi realizada grande mobilização e participantes do projeto viriam de Marabá para protestar no Rio de Janeiro. Mas, mesmo com as confirmações, o evento acabou sendo cancelado, por conta da ocupação do Morro do Alemão pelas Forças Armadas. “Não houve protesto, mas apenas com a mobilização ocorrida no Twitter, a Vale, finalmente, entrou em contato”, observou.

Perguntada sobre o Occupy Wall Street, mais uma vez a pesquisadora relevou a importância das mídias sociais para a democracia, porém disse não acreditar que a mobilização virtual vá substituir à física. Para ela, sair nas ruas com várias pessoas por uma causa justa sempre será essencial.

*Aluno do Ciclo Básico do Curso de Comunicação da ECO/UFRJ.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: