Como o jornalismo deve aprender com a história

Por Frederico Vreuls Simonini Coutinho*

O jornalista e mestrando em Comunicação na UFRJ, Luiz Henrique Coletto faz o que parece ser um desafio para outros comunicadores, unir o exercício da profissão à atuação na conquista de avanços sociais. Ele foca na luta pelo reconhecimento de direitos da minoria LGBTTTs e demonstra entender o papel da mídia como suscitadora de opiniões na sociedade. Acredita que esta é capaz de perpetuar ou romper preconceitos.

Por meio da participação em diversos centros de debate e da manutenção do blog Queer And Politics, Coletto dá voz a um movimento historicamente oprimido, mas que, cada vez mais, tem suas reivindicações no centro de discussões. O site também aponta a relevância do debate para o assunto, pautando-se no exemplo histórico. Um exemplo é o artigo “Gays na mídia: qual o ‘outro lado?’”, que levanta dados sobre o tratamento dado pela imprensa, em especial a CNN, quanto ao racismo e ao reconhecimento dos direitos dos negros.

O autor não isenta a mídia pela maneira com que o preconceito é perpetuado, aceito e naturalizado. A veiculação de opiniões racistas fez com que importantes jornais tivessem de se retratar publicamente pelo modo como cobriram a luta dos negros. Hoje, escondidas atrás de uma aparente imparcialidade, atitudes como esta são mantidas em relação à opção sexual.

Segundo Coletto é papel do jornalista ser criterioso e consciente na hora de selecionar opiniões que ganharão espaço. Afirma que o profissional deve ser cauteloso e evitar erros cometidos no passado. Isso não significa que o jornalista deve tomar partido, “muitas pessoas ainda se opõem aos direitos dos gays; o que significa que tal decisão poderia gerar uma séria repercussão e poderia soar como se a mídia estivesse tomando partido numa questão ainda em aberto,” explica.

*Aluno do Ciclo Básico do Curso de Comunicação da ECO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: