17º Curso do NPC discute comunicação num mundo em ebulição

Fonte: Revista Vírus Planetário

O curso acontece de 16 a 20 de novembro, no Rio de Janeiro. Inscreva-se!

Já estão abertas as inscrições para o 17º Curso Anual de Comunicação do NPC, que neste ano ocorrerá de 16 a 20 de novembro no Clube de Engenharia, Centro do Rio de Janeiro. O curso é referência para sindicalistas, jornalistas, militantes sociais, professores e estudantes de comunicação do país inteiro, interessados em pensar a força da mídia e seu papel central na disputa de hegemonia na sociedade.

“Além de promover uma ampla discussão sobre os diversos temas propostos, o objetivo deste curso também é estimular e dar ferramentas para que os comunicadores possam se fortalecer na disputa diária por hegemonia e na luta por um mundo justo e solidário”, explica o coordenador do NPC, Vito Giannotti. Professores, profissionais veteranos e jovens das áreas de cultura e comunicação e militantes ministrarão palestras e oficinas, proporcionando uma rica troca de conhecimento e experiências com os participantes. Clique aqui e confira o folder com a programação completa.

Mesas

A mesa “Século XXI: mídia e ebulição do mundo latino, árabe e europeu” contará com a presença do jornalista e sociólogo espanhol Ignacio Ramonet, ex-editor do Le Monde Diplomatique, do também espanhol Pascual Serrano, jornalista e autor do livro “Desinformação: como os meios de comunicação ocultam o mundo” e do professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF, Dênis de Moraes, autor de “A Batalha da Mídia na América Latina” e de “Vozes abertas da América Latina: Estado, políticas públicas e democratização da comunicação”.

Os professores Virgínia Fontes, Adelaide Gonçalves e Mauro Iasi falarão dos 140 anos da Comuna de Paris, primeira experiência em que, nas palavras de Karl Marx, “os trabalhadores tomaram o céu de assalto”. Na discussão sobre arte e política na batalha de hegemonia, o cineasta Jefferson D, morador da periferia de São Paulo e diretor do filme “Bróder” dividirá a mesa com Sílvio Tendler e outros artistas. A mesa “Do jornal à internet: hegemonia e luta de classes” contará com a participação do jornalista Altamiro Borges, do Centro de Estudos Barão de Itararé, de Beto Almeida, jornalista e Membro da Junta Diretiva da Telesur, Renato Rovai, editor da Revista Fórum e de Silvio Mieli, jornalista e professor da PUC de São Paulo.

Os ataques da direita, através da mídia, ao Plano Nacional de Direitos Humanos serão debatidos pelo ex-secretário Nacional de Direitos Humanos, Paulo Vanuchi, pelo dirigente do MST, João Pedro Stedile, pelo cientista político, Venício Lima e pelo jornalista e professor Gilberto Maringoni. Desafios para manter jornais sindicais de qualidade # Experiências atuais de comunicação alternativa # Arte e política na batalha de hegemonia # Uso da internet, do rádio e da televisão # Megaeventos e movimentos sociais # Relação da mídia com temas tabus como aborto, homofobia, machismo, racismo e favela também serão assuntos tratados neste 17º Curso Anual de Comunicação do NPC.

Oficinas e filme

Além das mesas haverá também seis oficinas. Uma delas será uma conversa sobre Comunicação e Educação com o professor Gaudêncio Frigotto, da Faculdade Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).  Vito Giannotti dará uma oficina sobre diagramação de jornais, revistas e cartilhas. Haverá também oficinas sobre redes sociais na internet, rádio comunitária e linguagem.

Após a exibição do premiado documentário Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski, sobre a participação das empresas na implantação da ditadura civil-militar no Brasil, o jornalista de O Globo, Chico Otávio, participará do debate e falará da sua série de reportagens sobre o atentado do Riocentro. O jornalista e escritor Alípio Freire e o professor da Unicamp, Reginaldo Moraes, também participam deste debate.

Inscrições

Para fazer sua inscrição, solicite a ficha pelo e-mail npiratininga@uol.com.br. Há dois tipos de inscrição: Com estadia (R$ 990,00) e sem estadia (R$ 550,00). A hospedagem é em apartamento duplo no Hotel Itajubá e Hotel OK (ambos na Cinelândia), das 12h do dia 16/11 e às 12h do dia 20/11. Estudantes de comunicação têm 40% de desconto em inscrições sem hospedagem. Todas as inscrições dão direito a almoço e ao material do curso (pasta, apostila e bloco). Nos dias 17, 18 e 19/11 haverá lanche. O jantar não está incluído.

Anúncios
Etiquetado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: