O Teatro e o Outro: pesquisador propõe o teatro como instrumento de comunicação comunitária

Por Marina Carvalho*

O pesquisador da UFRJ, Ricardo Moraes, apresentou nesta sexta (17/06), em coletiva de imprensa, seu trabalho cujo tema é o uso do teatro como comunicação comunitária gerativa. Segundo ele, a força do projeto consiste na possibilidade de diálogo direto com o público, já que o teatro não passa por um dispositivo, apresentando uma visão ontológica pronta, sem mediações da mídia.

Neste sentido, a arte dramática atuaria como um comunicador desprovido de ideologias e discursos simbólicos externos à comunidade, agregador de valores humanistas. Em paralelo ao estudo sócio-cultural da linguagem teatral popular-comunitária, Moraes propõe apresentações em comunidades como meio de transformação.

*Aluna do ciclo básico da ECO/UFRJ

Sua ideia é construir uma prática para, com e pela comunidade. As artes cênicas operariam em suas fendas e hiatos, buscando uma transformação positiva desta, de conscientização e envolvimento do público. Como base teórica, o pesquisador utiliza Augusto Boal e Bertold Brecht, grandes nomes do teatro reivindicatório por voz, participação e visibilidade.

O projeto herda de Boal e Brecht a preocupação com a identificação do público, onde o teatro tem uma função além do entretenimento, que passa pela reflexão. Para isso, é fundamental a participação de líderes comunitários e frequentadores como sujeitos ativos no preparo do espetáculo. A atuação destes passa, por exemplo, pela viabilização de espaços e decisão coletiva do que se pretende apresentar. Segundo Moraes, o método, além de estimular um movimento de coletividade, tem o mérito de mudar as relações de alteridade do local, colocando em pauta maior cuidado com o “outro”.

*Aluna do ciclo básico da ECO/UFRJ

Anúncios
Etiquetado ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: