Mobilização e inserção social através do teatro comunitário

Por Janine Justen*

O mestrando da ECO-UFRJ, Ricardo Moraes está desenvolvendo um projeto chamado “A Direção Sociocultural do Teatro em Comunidades”, sob a orientação da professora Raquel Paiva. Na última simulação de coletiva de imprensa, da série promovida pelo Laboratório de Comunicação Crítica, dia 17 de junho, o pesquisador expôs os resultados já obtidos em campo e seus objetivos.

 Moraes explora a linguagem cênica comunitária, na tentativa de diferenciá-la do teatro popular de rua. O pesquisador pretende incentivar uma forma de teatro sem muitos recursos que não vise, exclusivamente, o entretenimento. “Buscamos a abertura da hegemonia. Queremos desenvolver um trabalho positivo de consciência e transformação da comunidade em que nos inserimos,” declarou.

 Na luta por transformar os discursos “massificantes” da mídia e conscientizar a população acerca dos mesmos, o projeto se subdivide em três vertentes, para, com e pela comunidade. “O grupo precisa ouvir e conhecer as necessidades da comunidade para que, então, comece a atuar,” salientou Moraes. Um bom exemplo desta intervenção foi a montagem de um espetáculo sobre o uso de drogas na Chácara do Céu, centro do Rio de Janeiro. Esta problemática já se fazia presente no cotidiano dos moradores e configurava-se como uma preocupação geral.

 “Nós promovemos oficinas para capacitar e ‘descobrir’ novos talentos,” observou o mestrando. Tendo em vista que o teatro é arte itinerante, as oficinas concedem às comunidades a possibilidade de manter os aspectos artísticos de produção por si só. “Sem patrocínio, na maioria das vezes, o envolvimento de todos se torna ícone fundamental para a realização das peças. Contamos apenas com o orgânico, voz e corpo do ator,” concluiu Moraes.

*Aluna do ciclo básico da ECO/UFRJ

Anúncios
Etiquetado ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: