Como fazer uma intervenção cênica é tema de debate

Por Antonella Zugliani*

O mestrando em Comunicação e Cultura pela UFRJ, Ricardo Moraes, foi o convidado do Laboratório de Comunicação Crítica, dia 17 de junho, para falar acerca do trabalho de direção sociocultural do teatro em comunidades. Trata-se de pesquisa do mestrado, e os objetivos foram realizar um estudo sociocultural da linguagem cênica popular, além de apresentar o teatro em comunidades como uma forma de média comunicacional.

A fim de organizar as vertentes metodológicas da pesquisa, Ricardo Moraes distinguiu três conceitos: o teatro para, com e pela comunidade. Para ilustrar, citou as oficinas de artes cênicas da Chácara do Céu como um teatro com comunidades e o Nós do Morro ou o Teatro do MST como teatro pela comunidade. O pesquisador ressaltou o valor do último, já que é a própria comunidade que se mobiliza, a fim de garantir essa atividade no seu local de moradia. “A decisão, portanto, do que se pretende falar, abordar ou retratar em uma peça, é coletiva”, observou o estudioso.

Nesse contexto de relacionamento com a comunidade, alguns principais temas foram abordados, em especial aqueles cuja problemática se faz mais recorrente. A oficina trabalhou com o fortalecimento da identidade, o abuso sexual, a violência infantil e os conflitos comunitários internos e externos. Como resultado de todo esse processo de inserção cultural com os moradores, Ricardo Moraes adquiriu outra percepção do ambiente comunitário à margem da hegemonia vigente em nossa sociedade. Notou uma ressignificação dos signos identitários e dos valores intrínsecos e percebeu uma consciência e leitura crítica dos fatos recorrentes na vida comunitária.

*Aluna do ciclo básico da ECO/UFRJ

Anúncios
Etiquetado ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: