O funk em sala de aula: Alunos do ciclo básico entrevistam pesquisador

Por Daniela Cohen*

Os alunos do Laboratório de Comunicação Crítica: Técnica de Linguagem Jornalística Aplicada, coordenado pela professora Zilda Martins, entrevistaram o professor e pesquisador Pablo Laignier, que falou sobre “As muitas faces do funk carioca: musica e letra no Rio de Janeiro contemporâneo.” Em simulação de entrevista coletiva, Laignier buscou desmistificar e despir o funk de estereótipos e preconceitos.

Doutorando pela ECO-UFRJ, Laignier apresentou um panorama sobre o gênero musical desde a sua origem, nos anos 70, até a contemporaneidade, incluindo a transformação e adaptação carioca dos anos 90. Sua idéia inicial com a pesquisa era acompanhar as referências e a evolução do funk, como é retratado na grande imprensa. Durante a coletiva, contudo, Laignier deteve-se mais na especificação dos diferentes tipos e linhas do funk, assim como sua repercussão social. “A arte tem que incomodar,” disse, ao comentar a negligência do gênero pela elite carioca.

Há dois anos, o pesquisador frequenta bailes, analisa letras e realiza entrevistas informais com artistas da indústria do funk carioca, obtendo assim um quadro geral do seu funcionamento. Oficialmente promovido em 2009 a “manifestação cultural de caráter popular,” o funk ainda enfrenta bastante repressão da opinião pública e da mídia em geral, apontou. Ainda assim, é um grande veículo dentro das comunidades e subúrbios do Rio de Janeiro, especialmente por causa da facilidade de sua circulação nestas regiões. Laignier ressaltou ainda como é possível estabelecer uma relação de semelhança entre o funk e a própria cidade: “Aqui o paralelo é mais forte que o oficial.”

*Aluna do ciclo básico da ECO/UFRJ

Anúncios
Etiquetado ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: