Ricardo Moraes é entrevistado na última coletiva do Laboratório de Comunicação Crítica

A última coletiva do semestre traz o mestrando em comunicação, Ricardo Moraes, para falar sobre o teatro em comunidade como mediação sociocultural e comunicação comunitária. O encontro será na sexta, dia 17 de junho, na CPM, a partir das 14 horas. Na ocasião, os alunos do Laboratório de Comunicação Crítica: Técnica de linguagem jornalística aplicada terão a oportunidade de fazer perguntas, de modo a transformar um tema de pesquisa em notícia.

A Direção sociocultural do Teatro em Comunidades

A pesquisa apresenta um olhar analítico sobre a ação comunicativa do teatro realizado nos espaços populares do Rio de Janeiro em relação à construção discursiva referente às práticas culturais e aspectos educacionais comunitários. Sob a luz de estudos teóricos, historiográficos e literários sobre o conceito de comunidade gerativa, serão abordadas as três vertentes metodológicas do Teatro em Comunidades – para comunidades, com comunidades e pela comunidade e seus recursos de identificação com o coletivo. Pretende-se analisá-las investigando as apropriações estetizantes da mídia e as influências maciças do poder hegemônico sobre a áurea comunitária mediante os estudos de caso desenvolvidos. A partir desta reflexão propõe-se o exercício da leitura crítica através do teatro sobre o discurso dos aparelhos do poder, aliando sua intervenção ao comunitarismo local, capaz de gerar ações políticas e críticas sobre a ordem social hegemônica. O Teatro em Comunidades como interferência popular é, por fim, apresentado como ponto de reflexão sensível, lugar de fala coletiva, orgânica e autônoma em relação ao mundo dos discursos simbólicos.

Ricardo Moraes

Mestrando em Comunicação e Cultura pela UFRJ/ECOPÓS; possui pós-graduação latu senso(especialização) em Gestão e Produção Cultural – UNESA/RJ (2009); graduação em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (2006) e graduado em Artes Cênicas/Teatro pelo Instituto Superior CAL de Arte e Cultura/RJ (2002). Atua na docência dos cursos de férias e extensão de teatro e comunicação das universidades Estácio de Sá e UniverCidade. É membro integrante do LECC – Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária – UFRJ/ECO. A atual pesquisa de mestrado em comunicação se refere ao Teatro em Comunidades como mediação sociocultural e comunicação comunitária.

Conheça  artigo Teatro pela Comunidade: intelectual orgânico em atuação com o sujeito, de Ricardo.

Anúncios
Etiquetado ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: