João Paulo Malerba é o próximo convidado do Laboratório de Comunicação Crítica: Técnica de Linguagem Jornalistica Aplicada

A teceira simulação de entrevista coletiva do Laboratório de Comunicação Crítica: Técnica de linguagem jornalística aplicada será realizada na próxima sexta, 03 de junho, às 14 horas, na CPM. Os alunos terão a oportunidade de ouvir o representante da Associação Mundial das Rádios Comunitárias (AMARC) Brasil, João Malerba. Ele vai falar sobre as Leis de Comunicação do Brasil e da Argentina e, em seguida, responder às perguntas dos “repórteres”.

Reflexões sobre as leis de comunicação Brasileira e Argentina

O artigo discute inicialmente aspectos da atual legislação brasileira em comunicação, cuja obsolescência, ausência de regulamentação e descumprimento de normas têm impedido a diversidade nos conteúdos, a pluralidade de meios e aprofundado a concentração midiática no Brasil. Em seguida, o texto trata da I Conferência Nacional de Comunicação, seus avanços e limites. A seguir, o artigo apresenta o processo de construção e os pontos centrais da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual da Argentina. Por fim, a lei brasileira de radiodifusão comunitária é brevemente analisada à luz da experiência argentina, sugerindo novos caminhos de luta para a efetivação do direito humano à comunicação no Brasil.

Sobre João Paulo Malerba

João Paulo Malerba, atual representante nacional da Associação Mundial das Rádios Comunitárias – AMARC Brasil (www.amarcbrasil.org). Desde 2009, integra a Equipe de Formação do Programa de Formação e Gestão Integral das Rádios Comunitárias da AMARC Brasil. Mestre em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária – LECC/UFRJ (https://leccufrj.wordpress.com/), com participação em congressos, seminário e artigos publicados sobre comunicação comunitária. Desde 2005 atua como jornalista da organização não-governamental Criar Brasil, onde atualmente coordena o ZoaSom (www.zoasom.com), programa de rádio semanal ao vivo, da Rádio MEC AM, do Rio de Janeiro. No Criar Brasil já coordenou diversos projetos ligados a comunicação cidadã e também atua como capacitador de técnicas radiofônicas e jornalísticas.

Anúncios
Etiquetado , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: