Pesquisadora da ECO/UFRJ fala sobre ações afirmativas na mídia

Por Nicholas Shores

A pesquisadora Zilda Martins, em simulação de coletiva, na sexta-feira (13/05), concedeu entrevista no Campus da Praia Vermelha da UFRJ e respondeu a jornalistas sobre o tema de sua dissertação de mestrado. O projeto descreve de que forma três veículos impressos, consideravelmente influentes na sociedade, abordam as cotas raciais e sociais para ingresso de alunos negros em universidades públicas.

Os dados para a pesquisa saíram de editoriais, artigos, colunas e cartas de leitores dos cadernos de opinião dos jornais Folha de São Paulo, O Globo e O Dia, observados por um ano. Durante este período, a pesquisadora constatou que o discurso predominante era o de ausência de debate, apesar dos fóruns e discussões promovidos por atores sociais. Com essa dinâmica discursiva de omissão, os veículos de imprensa criaram um lugar simbólico em torno das cotas e expuseram esse tipo de ação como segregadora.

“A mídia hegemônica desqualifica as cotas. Não admite que haja um pano de fundo histórico que justifique sua existência”, afirmou Martins. “O Brasil se torna atrasado social, política e economicamente (devido à exclusão social).” Ainda segundo a entrevistada, os jornais que fizeram parte de sua pesquisa sustentam este estereótipo sobre as cotas, dizendo não à mobilidade social e, consequentemente, à educação.

Quando questionada se a implementação das cotas raciais e sociais não poderia ser uma oportunidade para a acomodação de políticos, que estariam se livrando da responsabilidade de realizar reformas a longo prazo, Martins foi pontual. “As ações afirmativas têm que caminhar paralelamente a reformas no sistema educacional e nas condições habitacionais da população, que farão com que as cotas, após um tempo pré-determinado, não sejam mais necessárias.”

Anúncios
Etiquetado , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: