Circo social CRESCER E VIVER abre inscrições para o PROFAC e faz parceria com a UFRJ

Divulgado, em 5/05/11,  por ECOpress

Estão abertas, até 31 de maio, as inscrições para o Programa de Formação do Artista de Circo, o PROFAC, no circo CRESCER E VIVER. O curso é gratuito e dura dois anos. Para se inscrever, os candidatos devem ter entre 15 e 24 nos e ensino fundamental completo. Trinta vagas estão disponíveis. Serão selecionados os aprovados nos testes de aptidão física, que serão feitos em julho. Os candidatos também serão avaliados em uma entrevista psicossocial.

A próxima turma começa em agosto. As aulas serão de 2ª a 6ª, das 8h às 12h. Os alunos vão aprender acrobacia de solo, acrobacia aérea, equilibrismo, malabarismo e interpretação teatral. Os professores são profissionais experientes no mercado de trabalho do Brasil e do exterior.

Entre eles Lurian Avelino, de acrobacia de solo, hoje contratada pelo Cirque du Soleil para o espetáculo Wintuk, em Nova York (fica em temporada durante 4 meses, todo fim de ano). Os alunos também participam de aulas teóricas como anatomia e segurança do circo.

Para se inscrever no PROFAC acesse: http://www.crescereviver.org.br/home.php

 

Intercâmbio com a UFRJ

A partir de 18 de maio, em parceria com Escola de Comunicação da UFRJ, os alunos do PROFAC terão aulas como História da Arte, Imagem do Circo e Comicidade do Palhaço. Em contrapartida, os acadêmicos do curso de direção teatral da ECO vão dirigir performances no CRESCER E VIVER.

Como resultado do intercâmbio, no fim do ano será convidado um diretor para conduzir um espetáculo com as performances criadas.


Cidadania Criativa

O CRESCER E VIVER também oferece aulas gratuitas para crianças e jovens entre 7 e 24 anos. O Programa Cidadania Criativa atende 100 alunos, masa prioridade é para estudantes de escolas públicas.

Diferente do Profac, o Programa Cidadania Criativa não tem tempo estipulado para terminar. Acontece durante todo ano, com apenas um recesso para as festas de fim de ano. Segundo a coordenadora pedagógica, Viviane Velasco, a maioria dos alunos é de comunidades populares como a Boca do Lixo (na Praça Onze, próximo ao circo). A maior preocupação dos pais é tirar os filhos das ruas e mantê-los com uma ocupação para que fiquem longe de riscos sociais causados pela ociosidade. “o Cidadania Criativa é como uma extensão da escola. Faz parte do processo de educação e formação da cidadania destes jovens” explica a coordenadora.

O foco principal do programa é educacional, criando bases para a formação do caráter e estimulando o relacionamento em grupo. Para isso, além das aulas práticas de técnicas circenses, os alunos participam de rodas de conversas, passeios e assistem vídeos. Mais de 1.500 crianças e jovens já passaram pelo programa.

 

O que é o crescer e viver?

O circo CRESCER E VIVER surgiu há dez anos com a proposta de levar, através de técnicas circenses, novas perspectivas a crianças e jovens de comunidades populares do Rio de Janeiro. Hoje o grupo é um dos mais conhecidos quando se trata de circo social. Não só pelo trabalho de formação, que agora é aberto a todas as classes sociais e atende cerca de 200 jovens entre 7 e 24 anos, mas também pela consolidação de um trabalho artístico de qualidade. Já são quatro espetáculos montados, que tem a inovação da estética circense, por meio da multiplicidade de linguagens, como umas das principais características de criação. O trabalho é conduzido em uma lona, que funciona com patrocínios da Petrobras, ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Sebrae-RJ, Ministério da Cultura entre outras organizações públicas e privadas do Brasil e do exterior.  O circo fica em um endereço tradicional, conhecido como um dos berços das artes no Rio de Janeiro: a Praça Onze.


Anúncios
Etiquetado , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: