“Ações afirmativas e cotas na mídia: a construção de fronteiras simbólicas”

A
Hoje (13/05), será realizada a segunda simulação de entrevista coletiva, no Laboratório de Comunicação Crítica: Técnica de linguagem jornalística aplicada. Durante 30 minutos, a doutoranda e mestre Zilda Martins falará sobre sua pesquisa “Ações afirmativas e cotas na mídia: a construção de fronteiras simbólicas”, dissertação orientada pelo professor Muniz Sodré. Em seguida, haverá perguntas dos repórteres, de diferentes veiculos, como rádio, jornal e web.  As matérias produzidas pelos alunos serão revisadas, editadas e posteriormente publicadas neste site.
A

“Ações afirmativas e cotas na mídia: a construção de fronteiras simbólicas”

A apresentação pretende abordar a pesquisa “Ações afirmativas e cotas na mídia: a construção de fronteiras simbólicas”, resultado da dissertação de Mestrado em Comunicação pelo PPGCOM da ECO/UFRJ. O objetivo é mostrar o diálogo entre a teoria de Sodré, Todorov, Jodelet, Pollak, dentre outros, e o estudo empírico sobre as cotas, considerando os cadernos de opinião dos jornais Folha de São Paulo, o Globo e o Dia, no período de janeiro a dezembro de 2008. A análise responde a questão principal sobre como os atores sociais (jornalistas e não jornalistas) participam da construção discursiva das cotas pela mídia.

A

Sobre Zilda Martins

Doutoranda e mestre em Comunicação pelo PPGCOM da ECO/UFRJ, pesquisadora do LECC-UFRJ e jornalista. Possui especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes e experiência em projeto social (professora) e em jornalismo (repórter e redatora de rádio, jornal impresso e web).
A
Conheça dois artigose Zilda Martins sobre o assunto:

Cotas na perspectiva midiática da memória quando o presente esquece o futuro

Cotas raciais: luta pela auto representação

Anúncios
Etiquetado , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: