Michel Maffesoli em novas publicações

A editora francêsa CNRS publica, na próxima semana, três volumes relacionados ao sociólogo do cotidiano Michel Maffesoli.

“La Passion de l`Oridnaire” reúne textos em uma “crônica jubilatória do cotidiano”, agregando os diversos temas recorrentes na obra de Maffesoli, os ritos e crenças coletivas, a transmutação de valores, o nomadismo urbano, as práticas musicais, sexuais, consumatorias, dentre outros.

Segue-se tembém a reedição da coletânea “Dérives”, livro publicado originalmente em 2004, que devolve às prateleiras mais de 500 páginas contendo textos em torno da obra de Maffesoli escritos por Edgar Morin, Gilbert Durand, Serge Moscovici, Michel Cazenave, Patrick Tacussel, entre outros. O professor Muniz Sodré, do LECC/UFRJ, figura no livro com o texto “Freyre et Maffesoli, un lien”, referindo-se às aproximações entre o sociólogo francês e o brasileiro Gilberto Freyre.

Por fim, a revista organizada pelo próprio autor, “Cahier de l`Imaginaire n. 3: Technomagie”, publicação anual que reúne ensaios e demais modalidades de expressão de jovens pesquisadores, poetas, fotógrafos, e dramaturgos em torno do imaginários cotidiano. Trata-se de uma leitura próxima da “dimensão onírica, imaginativa e sensível da vida cotidiana”, afirma a resenha da editora.

Para saber mais sobre as publicações, acessar o sítio da editora Aqui!

Confira abaixo breve entrevista de Michel Maffesoli a GNT, por Fernando Eichenberg, com legendas em português.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: