AMARC 10 reune mais de 500 comunicadores comunitários na Argentina

A 10ª Conferência e Assembléia Mundial da AMARC é realizada pela primeira vez na América do Sul. A sede será a Cidade de La Plata, Buenos Aires, Argentina, de 8 a 13 de novembro de 2010.

Até o final do encontro é esperada a participação de mais de 500 comunicadores e comunicadoras de todo o mundo, estudantes e representantes de outras redes e organizações parceiras. Serão dias de importância estratégica para as reflexões atuais sobre os objetivos e as práticas da mídia e das rádios comunitárias no mundo.

Para esta 10ª Conferência Mundial foram definidos quatro eixos temáticos que sintetizam os pontos nodais de debate e organizam a agenda da AMARC 10: Comunicações por um mundo melhor; As vozes das mulheres pela igualdade de gênero; Recuperar memórias, construir futuros; Os direitos humanos e o direito à comunicação.

Uma semana agitada

A estrutura da AMARC 10 visa criar espaços para a troca de idéias, para compartilhar experiências, para produzir novas reflexões. A cada manhã, o tema central do dia será abordado através de palestras, a cargo de profissionais de renome mundial. Em seguida, os seminários serão os espaços para aprofundar o intercâmbio e para abordar questões acerca do presente e do futuro do movimento mundial de rádios comunitárias. À tarde, as mesas redondas permitem relacionar as perspectivas e contribuições de comunicadores e dos participantes com uma dinâmica aberta ao debate. E para promover momentos de aprendizagem coletiva, serão realizadas oficinas com diversas propostas.

A Assembléia reunirá as associadas da AMARC, que vão compartilhar informes da gestão que se encerra, definirão os temas estratégicos para o próximo triênio e elegerão os membros do Conselho Internacional, entre outras coisas.

E isso não é tudo. Haverá uma série de propostas e atividades paralelas a esta agenda: Feira de Rádios, Mostra de Cinema, cobertura de transmissão multilíngue, Exposição de Fotografias, uma rádio livre, murais participativos, intervenções artísticas e música. Haverá também passeios pela Cidade de La Plata, e, à noite, as refeições serão acompanhadas de propostas culturais e artísticas.

Depois de tanto andar, o sábado será dedicado à… Seguir andando! A proposta é partir para um passeio turístico, político e cultural para conhecer os principais espaços, as ruas e as rádios comunitárias da cidade e da grande Buenos Aires. À noite, a AMARC Argentina se despede com um festival no antigo Centro de Detenção Mansão Sere, no município de Morón.

Acompanhe mais pelos sites:

http://amarc10.amarc.org

http://amarc10.org

 

Deixe um comentário