Pesquisador do LECC estará no Ciclo de Conferências “Conversas do Nosso Tempo” – 16/09

Ciclo de Conferências “Conversas do Nosso Tempo”

Durante o segundo sementre deste ano, a Aliança Francesa*, em parceria com a Universidade Estácio de Sá e a Câmara de Comércio Franco-Brasileira, apresentará diversos debates com intelectuais franceses e brasileiros, sobre temas atuais, como a comunicação, as novas tecnologias, a religião, o sistema monetário internacional, a reforma da ONU, o desenvolvimento urbano.

Dia 16/09 – 19h30

Conferência “Internet e a Cultura, Perigo ou Felicidade?” – ministrada pelo ensaísta e professor francês Jean-Noël Jeanneney, com a participação do professor e pesquisador Pablo Laignier, doutorando pesquisador do LECC.

Em francês, com tradução simultânea em português. Depois de Gutenberg, nenhuma revolução foi mais profunda do que o efeito da Internet sobre a vitalidade e a difusão da cultura. Sua ambivalência tem sido estrondosa. O que fazer para estimular as maravilhosas oportunidades proporcionadas pela Web, no que se refere às novas criações e à valorização da herança dos séculos anteriores, sem deixar de lutar contra os temíveis perigos que são o triunfo da banalidade, o peso da publicidade, a ilusão da gratuidade? Qual o equilíbrio que pode ser definido entre o papel do Estado e a influência do mercado?

Jean-Noël Jeanneney é professor de História Política e História da Mídia, disciplinas às quais dedicou várias obras, dentre as quais “Le Monde de Beuve-Méry” (1979), “L’ Argent caché” (1981) e “Chroniques sur l’actualité du passe” (1987). Co-fundador da revista L’Histoire, é também Presidente do Conselho Científico do Instituto de História do Tempo Presente. Suas atividades públicas o levaram a presidir Radio France e Radio France Internationale e a assumir as funções de Secretário de Estado e Presidente da Biblioteca Nacional da França.

Pablo Laignier é doutorando em Comunicação pela UFRJ e pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária da mesma instituição. Já lecionou em diversas disciplinas de graduação e em cursos de Pós-Graduação (lato sensu) na área de Comunicação Social, além de ser um dos organizadores e autor de dois capítulos do livro “Introdução à História da Comunicação”.

Mais informações: site da Aliança Francesa

Entrada franca, aberta a todo o público, sujeita à lotação da sala.

Local: Auditório da Aliança Francesa de Botafogo

Endereço: Rua Muniz Barreto, 730

Maiores informações: 3299-2000 (Emmanuelle ou Stephanie)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: