Mídia Local e suas Interfaces com a Mídia Comunitária no Brasil

Artigo de Cicilia Maria Krohling Peruzzo

Resumo: Este texto analisa a mídia local com o objetivo de compreender suas manifestações na sociedade contemporânea. Procura identificar suas interfaces com os meios de comunicação comunitários. É um estudo bibliográfico que se ancora em princípios teóricos explicativos das relações entre o global e o local. Conclui-se, em última instância, que existem duas grandes vertentes na mídia local: uma que trata dos temas locais movida por interesses de mercado e outra movida por interesses em contribuir para o desenvolvimento comunitário. Porém, não há “reserva de conteúdos” a um tipo de mídia, já que na prática social, em muitos aspectos, as mídias trilham por caminhos cruzados. Ressalta-se ainda que a noção de proximidade produz todo o sentido do que é transmitido e ao mesmo tempo representa a garantia dos vínculos no espaço local e da aceitação por parte dos receptores.

Palavras-chave: mídia local, comunicação comunitária, comunidade, local, regional, comunicação

Faça o download do artigo aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: