ACB/RJ capacita professoras da rede municipal em cultura afro-brasileira devido à Copa do Mundo

Professoras do Colégio Municipal Carvalho de Mourão, em Cordovil, visitaram o Núcleo Cidade Alta da ONG Ação Comunitária do Brasil (ACB/RJ) com objetivo de receber capacitação sobre cultura afro-brasileira na manhã desta quarta-feira (5/05). O objetivo do encontro foi aumentar o conhecimento dos 15 profissionais da educação para o ano letivo de Copa do Mundo da África do Sul. A Instituição é de educação infantil e possui 290 alunos, divididos em 12 turmas.

O evento começou com uma visita nas instalações do Núcleo Cidade Alta da ACB/RJ e teve palestras com a contadora de histórias da ONG Carla Ferreira e com o educador de capoeira Romildo Santos. Os dois abordaram nas suas falas a importância de se fazer esse trabalho desde a educação infantil e que isso ajuda a criança a diminuir o preconceito:

– É preciso fazer trabalho de conscientização. Muitas crianças não se aceitam como são e acabam com um comportamento violento. Se a pessoa não se aceita, não aceita os outros e acaba ficando preconceituosa – afirmou Carla.

A diretora do colégio, Célia dos Santos, foi a idealizadora do encontro e afirmou que já são feitos diversos trabalhos com o tema africano visando o Mundial e que isso acaba agradando aos alunos, que estão no clima do evento:

– Até o final do ano faremos várias atividades com esse foco, como contar histórias africanas, visita ao zoológico, e atividades relacionadas aos países africanos na aula de educação física. Nosso enfoque é o valor étnico, da cultura negra. Com a Copa, é uma ótima oportunidade para reforçarmos isso – admitiu Célia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: