Novo livro de Marialva Barbosa fecha um ciclo

No dia 25 de maio, chega às prateleiras e à leitura o segundo volume da História Cultural da Imprensa, da professora Marialva Barbosa.

O ciclo inciado em 2007 com o “História Cultural da Imprensa: 1900 – 2000”, abriu o baú de pesquisas da professora revelando os primeiros resultados de um trabalho que levantou os 200 anos da imprensa brasileira em suas implicações culturais. Agora, com o “História Cultural da Imprensa: 1800-1900”, em um movimento reverso, Marialva publica a metade que faltava de sua pesquisa.

Os primeiros anos da imprensa no Brasil, no século XIX, são o tema deste volume, editado pela Mauad. O livro trás revelações instigantes, como o capítulo referente aos escravos e à leitura. “O volume sobre os anos 1800-1900 nos oferece uma história viva e vibrante”, afirma Marco Morel, autor do prefácio desta edição. E completa: “Estamos convidados a redescobrir e reconhecer um século XIX, do nascente ao poente, que faz parte de nossa trajetória coletiva em permanente construção”.

Fonte obrigatória para todos aqueles que se interessem pela história do jornalismo no Brasil, este novo volume, junto ao primeiro, deve somar esforços nas salas de aula, mas também nos grupos de estudo, nas redações, assessorias, e entre os leitores em geral.

SERVIÇO: Lançamento de “História Cultural da Imprensa: 1800 – 1900”. Data: 25/05/2010. Hora: 19h. Local: Livraria da Travessa Ipanema (R. Visc. de Pirajá, 572, Ipanema, Rio de Janeiro).

Anúncios

Um pensamento sobre “Novo livro de Marialva Barbosa fecha um ciclo

  1. Claudio Rossi disse:

    Olha, essa Marialva é a MAIOR plagiadora que se conhece. Quem a viu falando sabe o que estou dizendo. O Marco Morel, encrivelmente, é amigo dela, por isso faz o prefácio.
    Mas o trabalho dela é chupado das pesquisas que ela mal lê e não cita. Ela pega os franceses e transcreve sem citar, teses brasileiras também.
    Se este livro dela for igual ao primeiro – onde até o título “Páginas de Sensação” da Alessandra El Far ela chupa sem citar – já sabemos o que esperar deste. Deve ser plágio do Sidney Chalhoub, confira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: