Comunicação Comunitária 2010.1

Professora: Raquel Paiva

Estágio-docência: Renata Souza (Mestrado) e Marcello Gabbay (Doutorado)

Horário: Sextas-feiras, das 11h10 às 12h50, sala 126.

Carga Horária: 45 h/a.

Total de Aulas: 15.

EMENTA:
A disciplina abordará a Comunicação Comunitária sob um enfoque atual, partindo da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e suas releituras brasileiras, especialmente no projeto de Leirura Crítica da Comunicação, o LCC, no contexto do mundo globalizado. A partir daí, pretende-se discutir o cenário atual da mídia no Brasil e as novas possibilidades de uma ação comunicativa comunitária que passe por formatos alternativos de contra-hegemonia, tais como o cinema, o teatro, as rádios livres e a música popular. A associação entre Comunicação Comunitária e Leitura Crítica da mídia é o cenário para se pensar as novas formas de ação e reflexão. As aulas serão baseadas em bibliografia específica, com amparo de relatos sobre experiências concretas através de palestras e material audiovisual, culminando numa atividade prática no campo do Jornalismo Comunitário.

PLANO DE AULA:

1ª – 26/03: Apresentação do curso, conversa com alunos, recolhimento de contatos. Indicação de leitura da autora Raquel Paiva último capítulo de “O Espírito comum”.

* – 02/04: Feriado “Paixão de Cristo”

* – 09/04: Aula suspensa por conta das chuvas (resolução da Reitoria)

2ª – 16/04: Exibição do filme “Quanto vale ou é por quilo”. Discussão sobre a pobreza como negócio. Exposição e debate sobre o “Espírito Comum”, na qual a comunicação comunitária, com um definido papel político, propõe o contrário do filme que é a autonomia do sujeito.
Indicar leitura do texto de João Malerba “Comunidade e contra-hegemonia” e o texto de Eduardo Granja Coutinho em “Comunidade e contra-hegemonia”.

Texto da aula: PAIVA, Raquel. A perspectiva comunicacional. In: O espírito comum: comunidade, mídia e globalismo. Rio de Janeiro: Mauad, 1997.

* – 23/04: Feriado de São Jorge.

3ª – 30/04: Exibição do filme “Como uma onda no ar”. Discussão sobre o papel das rádios comunitárias com base no texto de Malerba. O contraponto se dará com o texto de Coutinho, que enfatiza a linguagem oralizada no dia-a-dia da favela como fez Bezerra da Silva.
Participação da Profa. Raquel Paiva. Indicar leitura de Marilena Chaui “Simulacro e poder”.

Textos da aula: MALERBA, João Paulo C. A comunicação comunitária no limite. In: PAIVA, Raquel e SANTOS, Cristiano (orgs.). Comunidade e contra-hegemonia: rotas de comunicação alternativa. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.

COUTINHO, Eduardo G. A comunicação do oprimido: malandragem, marginalidade e contra-hegemonia. In: PAIVA, Raquel e SANTOS, Cristiano (orgs.) Comunidade e contra-hegemonia: rotas de comunicação alternativa. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.

4ª – 07/05: Exibição do episódio “Homer tarado” de Os Simpsons e trecho de “Um Rei em Nova York”, de Chaplin. Debater o filme com base na leitura de “Simulacro e poder”. Espetacularização da vida privada.
Indicar “Leitura crítica” de Moran.

Texto da aula: CHAUI, Marilena. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2006.

5ª- 14/05: Palestra sobre o curso de Jornalismo da Terra (MST), com Márcia Vidal Nunes (UFCE). Exibir filme “Elas da Favela”. Debater a relação da mídia com a criminalização da pobreza.
Indicar leitura de “Técnicas de reportagem”.

6ª- 21/05: Apresentação da metodologia de “Leitura crítica”. Exercício de leitura crítica com as notícias do jornal do dia, com Marcello Gabbay.
Exercício: fazer um artigo de uma lauda, em dupla, com a avaliação crítica de uma reportagem, anúncio, o que queiram. Entregar na próxima aula, dia 28/05. Técnicas de reportagem utilizando os exemplos no jornalismo comunitário. O que é notícia? Pautas, fontes, linguagem, abordagem na entrevista.
Indicar a postagem dos artigos no blog www.e-comunitario.blogspot.com.

Texto da aula: MORAN, José Manoel. Leituras dos meios de comunicação. São Paulo: Pancast Editora, 1993.

7ª – 28/05: Entrega dos artigos de leitura crítica. Apresentação do jornal “O Cidadão” com Gizele Martins, atual editora do jornal, e debate sobre o jornal aberto a perguntas.

8ª – 04/06: Apresentação do site “Fazendo Media” com Marcelo Salles. Comunicação alternativa feita por estudantes de comunicação da UFF. Debate aberto a perguntas.
Apresentação da revista “Vírus planetário” com Caio Amorim, feita por jovens estudantes de comunicação.

9ª – 11/06: Reunião de pauta para as matérias jornalísticas. Grupos de até três pessoas. A matéria dever ter duas laudas, com pelo menos três entrevistados e uma foto que de fato expresse o conteúdo da matéria. Indicação de fontes, contatos.

10ª – 18/06: Retirar dúvidas sobre as matérias jornalísticas.

11ª- 25/06: Entrega das matérias jornalísticas. E debate sobre as matérias.

12ª – 02/07: Aula no laboratório de computadores da CPM. Postagem das matérias no blog ECOmunitario – e comentários no blog.

13ª – 09/07: Aula no laboratório de computadores da CPM. Avaliação do curso.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Comunicação Comunitária 2010.1

  1. monica torres disse:

    Olá!
    Por gentileza, me informe se essa disciplina será oferecida para o próximo semestre e dia e horário.

    abraço e agradeço,
    monica

    • leccufrj disse:

      Infelizmente, essa disciplina não é mais oferecida. Se, num próximo semestre, ela voltar, entramos em contato com você! Obrigada pelo interesse e pedimos mil desculpas pela demora!

      Abraços,
      LECC-UFRJ

  2. GION CARLOS disse:

    olá, gostaria muito da ajuda de vocês, sou morador do municipio de mesquita, e gosto muito de jornalismo, sou formado em educação física, mais sempre que posso tiro fotos, faso documentarios a respeito do meu bairro e municipio.ja filmei alguns locais do municpio e bairro no qual sou morador e agora to fazendo um pequeno informativo, ou seja, um jornal comunitário, ja fiz a introdução, ou melhor, edição e encaminhei par um amigo para estar me ajudando,mais ele também não tem conhecimento em jornalismo, mais acredito que minhas ideias, fotos e filmagens, são muito boas, logo preciso de uma orientação de vocês se possivel. de como estar encaminhando para vocês e ter uma ajuda de como editar, pontar enfim todas as informações mais precisas. abraço. gion carlos

    • leccufrj disse:

      Gion, solitamos que a pesquisadora Zilda Martins entre em contato contigo (aliás, já recebeu o e-mail?). Certamente ela vai poder te dar ótimas dicas e tirar boa parte de duas dúvidas. Esperamos que ajude! Sempre que precisar, entre em contato conosco!

      Abraços,
      LECC-UFRJ

  3. Cleide Elizabeth Passos dos Santos disse:

    Cara Raquel

    Meu nome é Cleide, sou professora no curso de Jornalismo da Universidade da minha cidade. Neste momento estou trabalhando a disciplina Comunicação Comunitária . É uma disciplina nova em nossa grade, recentemente atualizada, e em nosso acervo há pouco material. Gostei do seu programa e pretendo utilizar algumas obras de referência, inclusive ” O Espírito Comum”. teria uma cópia em PDF para me fornecer? senão da obra toda, pelo menos do último capítulo?
    Desde já agradeço
    Fraterno abraço
    Cleide Elizabeth – Rio Branco – AC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: