Programa Próximo Passo vai gerar renda em Duque de Caxias

Programa Próximo Passo, desenvolvido pela ONG Ação Comunitária do Brasil (ACB/RJ) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Prefeitura de Duque de Caxias, realizou na manhã desta sexta-feira (05/02) um encontro de mobilização no Teatro Municipal Raul Cortez, em Duque de Caxias. O evento contou com a participação de autoridades de governo, representantes das executoras do Próximo Passo no município, além do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e do apresentador e deputado estadual, Wagner Montes.

Na ocasião, as autoridades entregaram os certificados de conclusão dos cursos de capacitação para mais de 200 beneficiários do Programa Bolsa Família, integrantes do projeto que é administrado pelo governo federal. Durante o encontro, o apresentador Wagner Montes proferiu aula inaugural para um público estimado de 600 pessoas. Em sua fala, o deputado ressaltou a importância da qualificação e geração de renda para as pessoas de baixa escolaridade e contou um pouco da sua trajetória profissional até se tornar apresentador de TV.

– Atualmente, é muito importante ter uma qualificação técnica já que estamos com esta mão-de-obra escassa no mercado de trabalho. O programa consegue capacitar essas pessoas com o compromisso de inserir esse público no mercado da Construção Civil – ressaltou o apresentador.

Para o ministro Carlos Lupi, o projeto tem que ser “olhado e gerido de forma exemplar” já que de acordo com ele pelo menos 40 milhões de pessoas já foram beneficiadas pelo Bolsa Família nos últimos sete anos.

– O serviço de qualificação para o mercado da Construção Civil fornece uma espécie de raio-x do mercado de trabalho, o que ajuda o governo a dimensionar o número de vagas e as profissões que são exercidas neste campo. A nossa meta agora é empregar vocês (beneficiários do programa) aumentando a geração de renda e consequentemente a dignidade e auto-estima – disse Lupi.

A superintendente da ACB/RJ, Marília Pastuk, elogiou as iniciativas de governo e ainda ressalvou a frutífera parceria com a Universidade Estácio de Sá, que disponibilizou salas nas unidades Duque de Caxias e Bangu (Zona Oeste do Rio) para a execução do Próximo Passo.

– Abrir o ambiente acadêmico eleva a auto-estima dessas pessoas e cria um estímulo para a capacitação profissional, já que a universidade facilita o acesso a informação e disponibiliza ainda o seu laboratório de informática – afirma Marília.

A ACB/RJ é responsável pela execução do Próximo Passo em três municípios da Baixada Fluminense: Magé, Mesquita e Duque de Caxias. Desenvolvidas em parceira com o Ministério do Trabalho e Emprego, as oficinas estão com inscrições abertas nos principais polos espalhados nestes municípios. Em Caxias, por exemplo, há 777 vagas em cinco módulos de qualificação: pedreiro-azulejista, pedreiro-pintor, encanador e eletricista, carpinteiro e armador, além de auxiliar de escritório e almoxarife. Magé e Mesquita somam um total de 1346 vagas para os mesmos módulos de qualificação.

Podem se inscrever os beneficiários do programa Bolsa Família que tenham a partir de 18 anos e concluído a antiga 4ª série do Ensino Fundamental. Os cursos se estendem a todos os membros da família beneficiada. Para efetuar a inscrição, os interessados devem procurar os núcleos comunitários da ACB/RJ levando documento de identidade junto com comprovante do benefício – extrato de depósito do Bolsa Família, a declaração emitida pela Cras (Coordenadoria Regional de Assistência Social) ou cartão do programa.

Mais informações através do telefone (21) 2253-6443 ou pelo fale conosco do site www.planseq.acbrj.org.br. No endereço eletrônico também é possível consultar a área de atuação do projeto em outros municípios, além dos endereços dos núcleos da ACB/RJ.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: