Trabalho sobre mídia radical é selecionado no Rumos Jornalismo Cultural

Por B. Toneto

O trabalho sobre o ensino da cultura no cenário da mídia radical foi o único de São Paulo selecionado no Projeto Rumos – Jornalismo Cultural, do Instituto Itaú Cultural. A contemplada foi a professora Bernardete Toneto, com o texto “Formação em cultura para jornalistas no cenário da mídia radical e da pedagogia por projetos”.

O resultado foi divulgado no dia 23 de outubro. Sete Universidades tiveram professores selecionados. Dos oito trabalhos escolhidos, apenas o de Bernardete Toneto reflete uma experiência prática: o ensino da cultura e da comunicação com o envolvimento prático e dinâmico de alunos na realidade local, com atores sociais com ação contra-hegemônica.

Bernardete Toneto

O texto revela a experiência desenvolvida no Módulo Comunicação e Sociedade, do eixo comum do Comunicação da Universidade Cidade de S.Paulo. Em trabalho interdisciplinar, os professores objetivam inserir o aluno no mundo da comunicação, apresentando conceitos relativos à cultura, sociedade contemporânea, linguagens midiáticas, demcratização dos meios de comunicação, mídia radical, criatividade e economia criativa, ética e deontologia. A base teórica é a da mídia radical, que também alimenta o grupo de estudos “Laboratório de Observação de Mídia Radical”, no qual Bernardete Toneto lidera a linha de pesquisa “Economia Criativa”.

Em seu trabalho, ela mostra como a pedagogia por projetos enriquece a formação do aluno. O estudo de caso apresentado refere-se ao projeto desenvolvido no primeiro semestre de 2009. Mostra desde a base teórica utilizada até o incentivo para o envolvimento real dos alunos com expressões culturais da cidade, em especial da Zona Leste.

No período analisado, os alunos fizeram estudos de campo e pesquisas exploratórias (etnográfica, quantitativa e qualitativa), monitoramento de mídia, produção de vídeos inscritos no Festival do Minuto e se apropriaram das redes sociais: criaram blogs, campanhas de comunicação viral e de mídia radical para os grupos escolhidos.

Seleção – O trabalho (que deveria ser individual, pessoal e inédito) passou por um rigoroso processo de escolha. A comissão de seleção foi formada pelos professores Marcos Palacios (UFBA) e Mirna Tonus (Universidade Federal de Uberlândia) e pelo jornalista Claudiney Ferreira, gestor do Núcleo Diálogos do Itaú Cultural.

Neste ano, o programa Rumos – Jornalismo Cultural recebeu 285 inscrições de estudantes e professores, de 125 faculdades de 91 cidades. Além dos textos dos docentes, foram premiados 12 trabalhos de estudantes.

Em dezembro, os escolhidos se encontrarão em um simpósio nacional, em São Paulo. Os professores selecionados participarão quinzenalmente de um Fórum Virtual e de dois colóquios – um nacional e um internacional – sobre comunicação e cultura. A proposta é fazer um mapeamento nacional do ensino de comunicação e de jornalismo on-line, a ser publicado em livro.

Criado em 1997, o Rumos Itaú Cultural tem como objetivo incentivar a criação artística e intelectual brasileira. O programa mapeia talentos nas diversas áreas de expressão e do conhecimento, apoia a formação dos contemplados e promove a articulação entre eles e os diversos agentes envolvidos – pesquisadores, formadores de opinião, curadores, artistas, técnicos. Além disso, emprega recursos para a produção e difusão de suas obras, por meio de exposições, CDs, publicações impressas e virtuais, espetáculos e outros produtos, de modo a contribuir para a reflexão sobre a realidade artística e cultural do país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: