Secretaria de Educação do Rio lança projeto Bairro Educador

Por: Camilla Lopes / JB online

Com a intenção de modificar percepção do “herói” nas comunidades mais violentas da cidade, a Secretaria Municipal de Educação lança nesta terça-feira o projeto Bairro Educador, que vai buscar, perto de cada escola da rede, moradores que sejam verdadeiros exemplos para a garotada.

“O modelo de sucesso dessas crianças, infelizmente, é o traficante que tem dinheiro, ostenta jóias. E é essa visão que nós queremos mudar, porque esses exemplos não estão associados à escola”, explica a secretária Cláudia Costin.

Para estimular os estudantes e valorizar os verdadeiros guerreiros de cada comunidade, cerca de 150 colégios que integram o projeto Escola do Amanhã (montado nas áreas onde é forte a presença do crime organizado) vão poder contar com esse novo modelo de educação. Na linha de frente do projeto, mecânicos, cozinheiros, costureiras e dezenas de profissionais que tenham conhecimentos para trocar. A ideia é transformar os educadores comunitários em uma extensão do espaço escolar.

Santo de casa
“Na favela da Maré, nós encontramos ótimas bailarinas. Elas foram contratadas para dar aulas. No Complexo do Alemão, um senhor que era um excelente mecânico de bicicletas, também participou de uma oficina. É uma forma de valorizar os moradores e fazer com que as crianças admirem essas pessoas”, conta a secretária.

A partir de agora, cada uma das 150 Escolas do Amanhã contará com um educador comunitário, que será capacitado também para desenvolver a integração entre a escola e o bairro.

Na prática, os estudantes vão contar com oficinas de esportes, artes e reforço escolar, realizados em clubes, ONGs, igrejas e centros culturais, em parceria com a prefeitura. “Queremos que a escola possa se esparramar pela comunidade”, planeja Costin.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: