Cinderelas e Lobos: um retrato cruel do Brasil

Por Marcello Gabbay

cinderelas_lobosO cineasta mineiro Joel Zito de Araújo apresenta ao público mais um longa-metragem crítico e reflexivo sobre a realidade brasileira. “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” é um documentário sobre o turismo sexual no Brasil, com enfoque especial nas mulheres e travestis negros.

Rodado em várias cidades do Nordeste do país e em Berlim, o filme revela e aprofunda a trilha do turismo e da prostituição que percorre as regiões mais pobres do Brasil. A visão exotizada do estrangeiro sobre o “país tropical” e a situação de extrema miséria, abandono e violência familiar – decorrentes de uma estrutura social excludente – são, talvez, a base dessa narrativa documental que emociona.

O filme de Joel Zito cumpre um papel importante, trás ao debate público um assunto cruel e comum. Porém, o olhar do diretor, enquanto produtor de conteúdo, é relfexivo, pessoal e chama o público a participar da questão. No final, em meio as lembranças de relatos e experiências, Zito se questiona sobre a situação: quem é lobo e quem é cinderela? O que somos, coloniais ou pós-coloniais? Qual é a resposta? Cabe a nós encontrar e agir.

Assista ao trailer do filme:

Joel Zito de Araújo é cineasta documentarista e Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.  Fez Pós-doutorado na Universidade do Texas (EUA); e vem produzindo filmes documentais sobre o negro na sociedade brasileira, dentro os quais destacam-se: São Paulo abraça Mandela (1991), Retrato em preto e branco (1993), Ondas brancas nas pupilas pretas (1995), A exceção e a regra (1997),  O efêmero estado, União de Jeová (1999), A negação do Brasil (2001), Filhas do vento (2004), e Cinderelas, lobos e príncipe encantado (2009).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: