Alunos da ECO vão ao D. Martha

Cinco alunos da graduação do curso de Antropologia e Comunicação, ministrado pela profª Priscila Kuperman, foram na manhã do dia 30 de abril visitar a favela D. Martha. Eles colheram informações acerca da entrada da internet wi-fi, da TV a cabo e da legalização da energia elétrica na comunidade.

Em parceria com a Motorola, o governo do Estado instalou antenas que geram internet através de ondas de rádio, com acesso liberado para qualquer morador da área. Também foi montado um estande na entrada do morro, com 9 computadores, funcionando de segunda a domingo, das 8h às 22h. Nesse espaço há uma conexão com 2mb de velocidade para navegação livre e acontecem ainda aulas de texto e slide.

Infelizmente, esse acesso sem fio ainda é muito limitado, visto que poucos moradores do D. Martha possuem o aparelho que capta o sinal. O predomínio ainda é das lan houses, lugar de encontro entre os jovens.

Lan house do pé da escada

Em entrevista com Érica, da associação de moradores, os alunos questionaram sobre a entrada da NET. Ela revelou que a empresa ainda não propôs nenhum projeto de cabeamento no morro. A SKY acabou sendo a preferida pelos moradores por ter um sinal gerado por satélite. Entretanto, conta Érica, há usuários do serviço reclamando da qualidade.

Antena da SKY

Quanto a Light, empresa que distribui energia elétrica no Rio, já é possível ver o trabalho ativo dos operários em passar os fios condutores acima. É o fim do chamado “gato”. A empresa irá cobrar uma taxa de R$15,00 durante 6 meses após o fim do cabeamento. Depois disso, a tarifa passa a ser normal, a não ser para quem possui o bolsa família. Até lá, a Light estará distribuindo lâmpadas frias nas casas e reeducando o modo de consumir energia.

Gato: um fim previsto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: