3º Encontro de Comunicação Comunitária

Formas Alternativas de Comunicação Comunitária

Ratão DinizO ciclo de palestras ocorrido na sexta-feira se iniciou na sala Pedro Calmon na UFRJ da Praia Vermelha. A proposta das três mesas foi articular a pesquisa em Comunicação Comunitária com as práticas artísticas e culturais que apresentam grande potencial comunicativo. Os nomes convidados a compôr as mesas surgiram das experiências do grupo de estudos do LECC (Leccturas) ao longo dos últimos dois anos.

Na parte da manhã, temas como a identidade no funk, a cultura capoeirista e a manifestação artística nas favelas do Rio foram abordados pelos membros da mesa, composta pela Profª Adriana Facina (UFF), Claudio Baltar (Intrépida Trupe), Jailson de Souza (Observatório de Favelas) e o Professor da Escola de Comunicação da UFRJ Dr. Muniz Sodré, tendo como mediadora a Profª Dra. Raquel Paiva (LECC/UFRJ).

Pela tarde, os integrantes da mesa falaram sobre movimentos de mídia alternativa, as formas de atuação e de sustentabiliadade. Participaram Luciano Rocco (Revista Ocas), Márcia Correa (Intervozes), Marcelo Salles (Fazendo Media) e a Profª Patrícia Saldanha (LECC/UFRJ), mediados pelo Prof. Dr. Nemézio Amaral Filho (LECC/UFRJ).

Ratão Diniz

A terceira mesa fechou o dia aproximando a comunicação da atividade artística, ligada ao cinema, teatro, grafitagem e dança. Adailton Medeiros (Ponto Cine), Natália Fiche (UNIRIO), David Amen (Raízes em Movimento/Alemão), Carmen Luz (Cia. Étnica de Dança), conduziram o debate mediado pelo Prof. Dr. Eduardo Granja Coutinho (LECC/UFRJ).

Ratão DinizNem só de boas palavras foi feito o primeiro dia de Encontro, mas também de diversas manifestações artísticas. O intervalo do almoço foi acompanhado pelas batidas de funk do Dj JS e MC’s Leonardo, Júnior e Marquinho da Covanca. O grafite foi ganhando traços ao longo do dia no muro em frente à Escola de Comunicação.

Encerrando as atividades desta sexta-feira, um coquetel preparado pelos alunos da Escola brindou o lançamento dos livros Comunidade e Contra-Hegemonia, organizado por Raquel Paiva e Cristiano Santos; Comunicação e Contra-Hegemonia, organizado por Eduardo Granja Coutinho; Comunicação e Cidadania, organizado por Bruno Fuser; e Política, Palavra Feminina, de Raquel Paiva. O som eclético da banda Favela Blue animou o fim de tarde.

Anúncios

Um pensamento sobre “3º Encontro de Comunicação Comunitária

  1. sandra martins disse:

    Sabia que o III Encontro seria interessante, mas não tinha noção de como ele seria rico em informações, dados, possibilidades.
    A organização do evento está de parabéns pelo excelente nível das discussões apresentadas que agregou a apresentação de ações concretas de uma comunicação contrahegemonica.
    Parabéns a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: